O bom português gosta sempre de uma desculpa para almoçar fora e nada melhor que uma festa de aniversário de amantes de cultura coreana, para podermos ir, ao já habitual, restaurante de comida tradicional coreana
K-BOB que para quem não sabe, fica na área metropolitana de Lisboa, e experimentar pela primeira vez, a típica mesa de barbecue coreano que o restaurante adquiriu.
Mas o que é Barbecue Coreano? Ora, o tão conhecido ‘Korean Barbecue’, não é nada mais nada menos que o método de grelhar carne à mesa. No geral em restaurantes, as mesas têm um grelhador embutido onde se pode grelhar a carne de vaca, porco e/ou frango, onde as pessoas vão cozinhar as carnes e os vegetais, para depois enrolarem em alface e mergulharem nos vários molhos antes de comer. Este tradicional barbecue, é servido com uma variedade de acompanhamentos, como kimchi e pickles. Nós somos os chefes!
Embora estejamos em época de pandemia e tivéssemos de ter todos os cuidados que esta época nos obriga, conseguimos finalmente ter o privilégio de experienciar o famoso Barbecue Coreano. É sem dúvida uma refeição bastante variada para quem pretende conhecer vários sabores da comida tradicional coreana, numa só refeição.
Além da variedade de carnes (entremeada, cachaço, plumas e secretos de porco preto, e lombo de novilho), o menu dá-nos também a provar Yachaejeon (panquecas de vegetais), Japchae (noodles de batata doce com legumes) e Kimchi Jjigae (ensopado de kimchi com tofu). Tudo isto é servido acompanhado de arroz, alface molhos e Banchan, ou seja, side dishes (pequenos acompanhamentos) como kimchi, pickles, ovo, rebentos de soja, etc.
Para sobremesa, para aqueles que ainda guardaram um espaço, pudemos escolher entre o leve e fresco gelado de sementes de sésamo e o aconchegante Hotteok (panqueca recheada com xarope de açúcar).
Por enquanto, o Restaurante K-BOB tem apenas uma mesa disponível, o que faz a experiência depender da sua disponibilidade e marcação.
Contudo, os portugueses já podem a saborear em terras lusas o Korean Barbecue que é tão popular entre os coreanos. Por isso, reúne um (pequeno) grupo de amigos e/ou família para uma refeição longa, prolongada e casual, não sendo este o principal conceito deste manjar!
Artigo escrito por: Márcia Matias
Fotografias por: Bianca
Comments