top of page
Foto do escritorRepórterVoluntário

Naeillo: O segredo para viajar confortavelmente sem pensar na carteira


Viajar é para muitos um desafio. Por vezes por falta de tempo, outras vezes falta de oportunidade, mas frequentemente o maior impedimento é mesmo o financeiro. Quer queiramos ou não, viajar requer algum planeamento financeiro, e muitas vezes somos obrigados a escolher entre certos locais para evitar custos extra com transportes. Mesmo estando na Coreia do Sul há um ano, ainda não tive oportunidade de visitar muitos dos sítios que tenho em mente. Mas descobri como fazê-lo sem eliminar locais da lista e sem gastar uma fortuna.

A Korail (Korea Railroad Corporation) é a operadora nacional de serviços ferroviários da Coreia do Sul. É a detentora do KTX (o comboio mais rápido), ITX, Mugunghwa e Nuriro (comboios regionais), bem como algumas linhas urbanas. Como forma de atrair mais viajantes, para além de descontos variados, a empresa criou alguns passes de viagem, incluindo o Naeillo (내일로).


Bilhete Naeillo e ofertas – copo térmico



O Naeillo é um título de viagem criado a pensar nos estudantes, dando a oportunidade de viajar a baixo custo durante os períodos das férias de inverno (de dezembro a fevereiro) e verão (de junho a agosto). Para viajantes e estrangeiros, a compra pode ser feita nos Travel Guide Centers nas estações ferroviárias.


Existem 3 opções disponíveis:


3 dias, com o preço individual de 50.000 won, ou 90.000 para duas pessoas;

5 dias, 60.000 won, ou 110.000 para dois bilhetes;

7 dias, com o custo individual de 70.000 won ou 130.000 para bilhete duplo.


O limite de idade foi este ano alterado de 27 para 34 anos, permitindo que mais estudantes e viajantes desfrutem dos descontos. O passe permite viajar em qualquer comboio gratuitamente com exceção do KTX, cujo passe oferece um desconto de 60% na compra do bilhete.


Interior do ITX Semaeul



Ao adquirir este bilhete, dependendo da estação onde o mesmo é comprado, há um pack oferta à espera. Para além de alguns folhetos informativos e acessórios de viagem (escova e pasta de dentes), há ainda ofertas como copos térmicos, ventoinhas, carregadores portáteis, cremes, entre outros. As ofertas estão também especificadas no website.

Além disso, a criação do Naeillo visa também impulsionar o comércio e turismo locais. Em várias cidades da Coreia é assim possível obter descontos em estadia e entradas em museus e pontos turísticos apresentando o título de viagem.


Estando a estudar na Coreia do Sul, quando as férias de inverno começaram planeei viajar por todo país com este passe. Contudo, dois dias depois de adquirir o bilhete, o surto de Covid-19 começou, e as viagens foram condicionadas. Consegui visitar o sudoeste do país, área onde o número de infetados era mínimo ou inexistente na altura.


Apesar de todos os cuidados necessários (máscara e muito desinfetante) e condicionamentos (museus fechados, acesso interdito a certos locais) foi possível visitar cidades como Jeonju, Gwangju, Suncheon, Yeosu, Namwon e Daejeon. O plano original foi reduzido em tempo e locais a visitar, ficando a lista em espera para a próxima temporada.


Infelizmente, devido ao Covid-19, a emissão destes títulos de viagem encontra-se suspensa até que a situação estabilize. As informações sobre datas, pontos de venda, ofertas, descontos locais e outros pontos está disponível no website da KORAIL (http://www.letskorail.com/).


A todos os interessados em conhecer mais sobre a Coreia do Sul e visitar mais do que Seoul e Busan, este título permite viajar de forma confortável e acessível por todo o país. É uma ótima oportunidade para conhecer outras cidades mais pequenas mas importantes para a história, provar petiscos locais e aprender mais sobre a cultura do país.



Recomendações dos locais visitados:


Jeonju


Experimentar: Bibimbap e PNB chocopies

Visitar: Jeonju Hanok Village – inclui Gyeonggijeon Shrine, Jeondong Catholic Church, Jeonju Hyanggyo Confucian School, Omokdae e museus existentes na área. Pungnam Gate e Nambu Market (mercado nocturno para petiscos regionais). Jaman Mural Village para fotos do integram.


O afamado Bibimbap de Jeonju



Gwangju:


Experimentar: Kimbap tradicional local

Visitar: May 18th National Cemetery, Cheonnam National University


Cemitério Nacional 18 de Maio



Suncheon:


Experimentar: Gukbap, petiscos no mercado local, makgeolli (vinho de arroz), Youth Store (food market), Breworks

Visitar: Naganeupseong Folk Village, Suncheon Open Film Set, International Garden Expo


Naganeupseong Folk Village



Suncheon Open Film Set



Yeosu:


Experimentar: Baguete burger, gelado de artemísia

Visitar: atravessar de teleférico para a ilha (de noite ou de dia), Parque Expo


Vista noturna da zona costeira



Namwon:


Visitar: Kwanghan Pavillion, museus locais, Yechon Hanok Villageosteira


Kwanghan Pavillion



Yechon Hanok Village



Daejeon:


Experimentar: Dubu duruchigi, Kalguksu, SungSimDang (cadeia de padaria e pastelaria exclusiva de Daejeon)

Visitar: Expo Park, incluindo os museus nas proximidades (arte, ecologia, ciência); Yuseong Spa; Gyeryong Mountain (para quem gostar de desporto ao ar livre), Gyejok Mountain Red Clay Trail (as pessoas sobem descalças à montanha por um caminho de barro)


Daejeon Expo Park



Artigo e Fotografias por: Andreia Carvalho


67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page