top of page
  • RepórterVoluntário

Gwageo


É o nome do exame de funcionário público. Teve origem em 958 d.C. e dava um grande status social a quem o fizesse. Era feito de 3 em 3 anos e era baseado no Confucionismo, originário da China, que teve a sua grande atenção na Coreia na dinastia de Joseon.

Para além do Mungwa (sobre administração, ética e família) que dava trabalho efectivo assegurado no governo, existia o Mugwa para motivos militares e o Japgwa para geografia, medicina, astronomia, matemática e tradução, por exemplo.



Os estudantes do gwageo vieram a ter mais tarde, academias designadas especificamente para o estudo deste exame, de nome ‘seowon. Estas são hoje um marco importante na arquitectura e educação da Coreia, fazendo mesmo parte do património mundial da UNESCO.

Tem havido muitas reconstituições até aos dias de hoje, em que os participantes ganham prémios em valor monetário.

O exame precede de um cortejo onde se pode ver os bonitos trajes tradicionais e costumes coreanos. Este evento de grande importância foi reconstituído em 2018 no hall de entrada do palácio Changdeokgung a 13 de Outubro.



Os participantes permanecem sentados no chão do hall de entrada e assim preenchem e completam o exame. Hoje em dia, aceitam participantes de todas as idades e culturas como forma de envolver todos os interessados e fãs da cultura coreana.

Muitas actividades têm lugar no palácio no dia do exame, sendo uma excelente oportunidade para passear com a família.




Este exame nacional teve o seu fim em 1894 com o rei Gojong, um imperador que abriu em muito as fronteiras coreanas, permitindo uma maior introdução da cultura ocidental tendo sido até reconhecido em Paris, numa exposição em 1900.


Artigo escrito por: Patrícia Batista

Posts recentes

Ver tudo

SAMSUNG

bottom of page